O GRESFI (Grêmio Esportivo de Foz do Iguaçu) oferece aulas de Hatha Yoga e de Aikido a preços acessíveis para a população.
As práticas já começaram este ano, atraindo pessoas que buscam mais qualidade de vida e saúde.
Grace Janino é praticante de AIKIDO há cerca de quatro anos e meio, e de YOGA há quase um ano. Ela define o tempo dedicado às aulas como “um momento especial, só meu, que me propicia autoconhecimento e desenvolvimento”.Os professores Yuri Haasz e Sandra Caselato, que vieram de São Paulo há 6 anos e meio, consideram que essas duas atividades se complementam. “Enquanto o Yoga enfoca o desenvolvimento e a percepção interior, o Aikido prioriza o relacionamento interpessoal, e ambas visam o autodesenvolvimento e uma melhor qualidade de vida”, diz Yuri.
YOGA Yoga é uma filosofia de vida que se originou na Índia há mais de 5.000 anos e atualmente tem cada vez mais se espalhado pelo ocidente. Yoga significa, em sânscrito, união, comunhão, junção ou fusão, e sua prática visa unir e integrar o corpo, a mente e as emoções.
Já nas primeiras aulas se pode perceber os benefícios do Yoga. A psicóloga Fátima Yahya começou a praticar para administrar melhor o estresse e melhorar o condicionamento físico. Ela considera que com o pouco tempo que pratica já adquiriu mais força, flexibilidade e alongamento: “Notei também que mudanças interiores começaram a acontecer. Por exemplo, consigo ter mais concentração e controlar melhor minha ansiedade”.Patrícia Cassel pratica há quase um ano, e diz que “se encontrou” no Yoga: “O Yoga me ajuda na postura, na maneira correta de respirar, a ser mais paciente; e não é somente um exercício físico, é uma atividade que une o corpo, a mente e o espírito.”
A funcionária pública Iolanda Borba, que faz Yoga há dois anos, diz que a prática lhe trouxe mais calma. “Me sinto mais tranqüila e concentrada. Além do condicionamento físico a prática ajuda a combater o estresse”, comenta.Segundo os professores, o Yoga proporciona relaxamento profundo, tranqüilidade mental, concentração, clareza de pensamento e percepção interior, além de fortalecer o corpo físico e desenvolver a flexibilidade. Também promove a massagem dos órgãos internos e das glândulas, coordena o sistema respiratório com o corpo físico, relaxa os músculos e a mente, estimula a circulação, e aumenta a provisão de oxigênio nos tecidos.
O Aikido, conhecido como “a arte da paz”, é uma prática japonesa que tem como objetivo promover o autodesenvolvimento e o equilíbrio interno, buscando formas construtivas para resolução de conflitos.
De acordo com a Prof. Sandra, “apesar de ter suas origens nas artes marciais, o Aikido não visa vencer ou machucar ao outro. Através da cooperação, da não resistência, da aceitação e do respeito, sem imposição de força, o Aikido propõe um caminho para a harmonização”.
Os professores Yuri e Sandra, ambos com graduação 3º grau, são filiados à academia central mundial de Aikido em Tóquio, no Japão, e dão aulas em Foz do Iguaçu há mais de 6 anos.
O primeiro faixa-preta formado na cidade, Juneir Modesto da Silva, considera muito importante o embasamento filosófico que o Aikido proporciona, e afirma que a arte “serve como modelo para se resolver os conflitos nas interações do dia a dia”.
O engenheiro agrônomo Mozart Erichsen, que pratica há quatro anos, complementa que “o Aikido não é só o treino no tatami. Eu consigo associar minha vida diária com a filosofia do Aikido e me equilibrar melhor, vivenciar experiências diferentes e mais profundas”.
Emilio Matsunaga, cirurgião dentista, vem de Medianeira especialmente para as práticas. Segundo ele é um prazer vir treinar, apesar da distância. “No Aikido eu cuido do meu corpo, da minha mente e do meu espírito. E a turma é muito legal, é como uma família”, comenta.De acordo com o professor Yuri, “o Aikido é um caminho para desenvolver o espírito de paz que nos faz enfrentar nossa própria agressividade e desfazê-la, nos tornando pessoas mais equilibradas e corajosas”. O professor também diz que “a batalha que se busca vencer no Aikido é interna, fazendo prevalecer nosso lado pacífico e cooperativo sobre nossos instintos agressivos e egoístas”.
SERVIÇO
As aulas ocorrem no GRESFI (Grêmio Social e Esportivo de Foz do Iguaçu), na Avenida Juscelino Kubitscheck , 1.872. As aulas de Yoga ocorrem 2ª e 4ª feira das 19h às 20h15, e a mensalidade é R$ 50,00. Os treinos de AIKIDO acontecem 2ª e 4ª feira das 20h30 às 22h, com mensalidade de R$ 70,00. Mais informações pelos telefones: (45) 3028-8674 / 8801-4572.


Quando se atinge pratyahara (desligamento dos sentidos), a mente se encontra concentrada em um ponto e o desafio é mantê-la presa a esse ponto ao mesmo tempo em que há a conscientização interior. Para que o indivíduo não adormeça e o consciente se mantenha restrito a uma área limitada, escolhe-se um símbolo psíquico como objeto de concentração, que será imaginado. Esse símbolo deve ser um objeto, ter uma forma determinada e não ser apenas uma idéia abstrata. Pode ser, por exemplo, uma figura humana, uma flor de lótus, o símbolo de um chakra, um ovo dourado ou uma simples mandala.
O Yoganidra traz diversos benefícios aos seus praticantes. Segundo Ribeiro (2007) a Bihar School of Yoga tem várias pesquisas sobre os efeitos positivos do Yoganidra nas desordens psicossomáticas e no estresse e seus sintomas como: insônia, fibromialgia, desordens do aparelho reprodutivo, asma, doenças cardiovasculares e disfunções gastrintestinais. Existem vários outros benefícios alcançados com a prática. No nível físico, é possível sentir a diferença na disposição e no rendimento alcançado já nas primeiras vezes. No nível emocional, aumenta as sensações de estabilidade e de confiança. No nível mental, graças ao cultivo da atenção e da vontade, o praticante aprende a desenvolver um estado particular de atenção, um foco mental claro. Outros benefícios da prática: recuperação rápida da fadiga, melhora no funcionamento do sistema orgânico em geral, a correção dos transtornos produzidos por hiperatividade ou por tensão, disposição física, psíquica e mental, além de tranqüilizar a mente e aumentar a criatividade.